O Meio o Agro e os rios voadores | Ronilson Santos


O Meio ambiente luta contra o crescimento acelerado do agronegócio, sendo ele uma das grandes causas do desmatamento na América Latina (FAO, 2016), um problema que ainda não atinge o Vale do Jari por se localizar em umas das áreas mais protegidas do Brasil, mas sem florestas dificilmente conseguiremos manter o equilíbrio natural do processo de produção de chuvas que influencia o regime pluviométrico de outras regiões, inclusiva a nossa pois o desmatamento tem grandes impactos inclusive no clima e suas mudanças, no aquecimento global, na escassez das águas e outros. é aí que falaremos um pouco sobre os chamados Rios Voadores, e a importância da preservação das florestas. 

A expressão foi criada para designar a enorme quantidade de água liberada pela Floresta Amazônica em forma de vapor d’água para a atmosfera, sendo transportada pelas correntes de ar. De acordo com o INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), uma única árvore de 10 metros de altura emite uma média de 300 litros de água por dia" mais que o dobro que um ser humano consome em 24h, agora vamos imaginar o quanto produzem 100 milhões de árvores por dia e vamos além, todas as bilhões que se encontram em nossas florestas?

 

Com a destruição das florestas amazônicas os grandes desmatamentos e queimadas ilegais a economia agropecuária também corre riscos uma vez que é totalmente dependente de água, o grande dilema é, aprendermos a conciliar o agro e o meio ambiente de forma sustentável, e correr atrás do grande prejuízo que hoje o poder público insiste em ignorar, que é a nossa dependência do verde para termos água, temos que começar a planejar o mais rápido possível estratégias que promovam a proteção integral das florestas principalmente na rica Amazônia, criando meios de produzirmos alimentos e protegendo nossas florestas, fiscalizando excessos e enrijecendo as leis  para todos aqueles aqueles que se beneficiam do desmatamento desenfreado e queimadas ilegais no Brasil, caso contrário o rico trabalho que as florestam realizam através dos rios voadores, que abastecem o Rio Amazonas e que beneficiam toda uma cadeia de produção de alimentos, pois sem chuvas até a produção de energia hidrelétrica é prejudicada em algumas regiões brasileiras, seriamos os primeiros a sofrer os grandes impactos e prejuízos, em 2019 o Brasil bateu o recorde histórico na produção agropecuária de acordo com o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Governo do Brasil 2019) sem os rios voadores isso não seria possível, e se nada for mudado será possível quebramos novos recordes no futuro?

Todos esses dilemas devem caminhar de mãos dadas buscando através de politicas nacionais e se tratando do Brasil internacionais, onde todos possam ajudar a não gerarmos mais danos críticos ao meio ambiente, a humanidade precisa olhar para o que pretendemos deixar para as próximas gerações, pois hoje já é possível vermos o que as ações do passado já nos causam no presente e poderão causar no futuro, é hora de despertar e começarmos a refletir se o que teremos, será uma economia agrícola pecuária sustentável com politicas públicas voltadas 100% ao meio ambiente ou o fim das florestas e com elas as nuvens voadoras o que resultaria em uma herança de catástrofes naturais, escassez de recursos, água e fome causadas pela falta de consciência humana para as futuras gerações.


Obs. O termo “rios voadores” foi popularizada pelo prof. José Marengo do CPTEC.

FAO - Agronegócio foi responsável por quase 70% do desmatamento na América Latina. Disponivel em:  http://www.fao.org/americas/noticias/ver/pt/c/425810/. Acesso em 01 de Abril de 2020.

GOVERNO DO BRASIL - Faturamento da agropecuária brasileira bate recorde em 2019 Disponivel em:  https://www.gov.br/pt-br/noticias/financas-impostos-e-gestao-publica/2020/01/faturamento-da-agropecuaria-brasileira-bate-recorde-em-2019. Acesso em 01 de abril de 2020

PENA, Rodolfo F. Alves. "Rios voadores da Amazônia"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/rios-voadores-amazonia.htm. Acesso em 01 de abril de 2020.

SOUSA, Rafaela. "Desmatamento"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/o-desmatamento.htm. Acesso em 01 de abril de 2020.

Veja mais sobre "Rios voadores da Amazônia" em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/rios-voadores-amazonia.htm sem eles a economia agrícola tende a ter grande prejuízo porque é totalmente dependente de chuva.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Licenciamento ambiental

Cachoeira Santo Antônio do Jari-Amapá

Vale do Jari - UHE JARI por Ronilson Santos